A BANDA

A Rockstrada surgiu em dezembro de 2003, através de uma carona onde o vocalista Rafael Pompeu conheceu os integrantes da primeira formação. Pompeu havia ingressado na música dois anos antes, após retornar de uma viagem a Los Angeles (EUA), onde conheceu e conviveu com Colin Hay, líder da banda australiana Men at Work, sucesso mundial nos anos 1980, e sua esposa, a cantora peruana Cecilia Noël.

A Rockstrada já se apresentou em mais de cinquenta cidades, incluindo a abertura de shows nacionais e internacionais (Colin Hay do Men At Work, Spy Vs Spy, Ira!, Marcelo Nova, Sérgio Britto (Titãs), Plebe Rude, Kiko Zambianchi, entre outros), além de participar de festivais com bandas como Supercombo, Vivendo do Ócio, Vespas Mandarinas, Medulla, Zimbra e Menores Atos. Além de apresentações em importantes locais e eventos da capital e interior paulista como Tom Brasil, Memorial da América Latina, O Kazebre, Manifesto, Tropical Butantã, Vila Butantan, Open Mall The Square, Campinas Hall, Tianena, SESC Catanduva, BMW Motorrad Experience, entre outros.

Em seus shows, a Rockstrada já recebeu as participações de Nasi (Ira!), Andre Jung (Ira!, Titãs), Thadeu Meneghini (Vespas Mandarinas), Taciana Barros (Gang 90, Pequeno Cidadão), Bianca Jhordão (Leela), Carlos Finho (365), Michelle Abu (Ira!, Paulo Miklos, Só Toca Top) e Kim Kehl (Made in Brazil, Nasi e os Irmãos do Blues).

O primeiro álbum da Rockstrada, Novo Caminho” (2011), produzido por Rodrigo Signorini (duas vezes indicado ao Grammy Latino como produtor e engenheiro de som) e lançado pela gravadora No Meu Canto | music, contém 13 composições de Rafael Pompeu (algumas em parceria) e as participações especiais de Edgard Scandurra (guitarrista e compositor do Ira!), Andre Jung (ex-baterista do Ira! e dos Titãs), Michelle Abu (percussionista da turnê “Ira! Acústico MTV”) e Romeu Dreadcore (irmão de Rafael Pompeu e vocalista da banda NoiZZy).

Na época do lançamento de “Novo Caminho”, Andre Jung descreveu que “a Rockstrada tem as armas certas para despertar a almar rocker adormecida nos grandes centros do país”.

As músicas “Fim do Mundo” e “Não Se Venda” foram premiadas em festivais autorais. “Coração de Pedra”, “Longe do Chão”, “Fim do Mundo” e “Quem Saberá?” foram incluídas em coletâneas de Rock Brasileiro no exterior, entre artistas como Nasi, CPM 22, Plebe Rude, Autoramas e Supercombo. O cantor Nasi (Ira!) lançou a música “Riding Like a Zombie” em seu programa na Kiss FM.

Na sequência de “Novo Caminho”, a Rockstrada lançou alguns singles: “Eu Não Preciso de Você” (2013) – que chegou a tocar na 89 FM, “Como Eu Te Amei” (2015) – com clipe exibido pela PlayTV e mais de 50 mil visualizações na internet, “Eu Sou Mais Forte Que Você”, “Desordem e Regresso” e “A Vida Não Tem Preço” – as últimas três no ano de 2017.

Em novembro de 2017, a Rockstrada participou do Showlivre, apresentado por Clemente Nascimento (Plebe Rude, Inocentes), com transmissão pelo portal Terra. Clemente apresentou a Rockstrada como “uma banda com o verdadeiro espírito do rock ‘n roll”. A banda apresentou dez músicas próprias, entre elas a inédita “De Olho no Amanhã”. A gravação do programa resultou no primeiro álbum ao vivo da banda, “Rockstrada no Release Showlivre (Ao Vivo)”.

Em julho de 2018, a Rockstrada lançou o single “Encabulado Sem Razão”. Para celebrar seus 15 anos de existência, a Rockstrada lançou, em dezembro de 2018, um documentário e o EP “Insano”, com cinco músicas inéditas. As músicas de “Insano” foram tocadas em programas como Heavy Pero No Mucho da 89 FM e Autoral Brasil da Kiss FM. Os clipes das músicas de “Insano” foram exibidos pelo canal MusicBox Brazil e pelo programa ClipComBrasil da TV ComBrasil.

Em agosto de 2019, a Rockstrada lançou sua própria cerveja artesanal, em parceria com a Quinta do Malte. A banda participou algumas vezes do programa Heavy Pero No Mucho, ao vivo na rádio 89 FM.

Durante a pandemia, em 2020, a Rockstrada lançou dois singles (“De Olho no Amanhã” e “Tudo Vai Passar”), gravados remotamente pelos integrantes, no que chamaram de #QuarentenaSessions.

Em julho de 2020, a Rockstrada ficou entre as 15 finalistas, dentre 712 inscritas, de um concurso com as melhores bandas de rock, feito pela Prefeitura de São Paulo e o programa Autoral Brasil, da Kiss FM. Além de ter sido escolhida pelo público, por três anos consecutivos, como uma das melhores bandas que se apresentavam no Memorial da América Latina (2017 a 2019).

No início de 2021, a Rockstrada gravou o especial “Novo Caminho 10 Anos (Ao Vivo)”, em parceria com o projeto Caixa Rolante, para celebrar os 10 anos de seu álbum de estreia. O especial foi gravado no estúdio Feeling, em São Paulo, em parceria com o produtor Sérgio Almada do Bloco Almada. Assim como no álbum original, o especial contou com as participações de Edgard Scandurra, Andre Jung, Romeu Dreadcore e Rodrigo Signorini. Sérgio Almada e o produtor Vitor Souza foram os novos convidados do especial. A banda reproduziu ao vivo as 13 músicas do álbum Novo Caminho” e duas inéditas, que foram compostas naquela época mas ficaram de fora do lançamento, “Preciso do Seu Ar” e “Não Vale a Pena Chorar”.

O especial foi  transmitido pelo YouTube da banda em 03 de abril de 2021, e as músicas entraram para as plataformas digitais. A cada segunda-feira, a Rockstrada está lançado os vídeos das 15 músicas do especial individualmente, em seu canal de YouTube.

O especial “Novo Caminho 10 Anos” foi tema da quinta reportagem sobre a Rockstrada no quadro Em Cena, do jornal regional da EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, com audiência estimada de 5 milhões de pessoas.

A Rockstrada é formada por Rafael Pompeu (voz e guitarra), Emerson Silva (bateria), Ricardo Alves (baixo) e Tiago Gotardelo (guitarra e vocais).